Diamantina


Diamantina é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. Sua população estimada em 2004 era de 44.238 habitantes.

É a terra natal do ex- presidente da República Juscelino Kubitischek de Oliveira.

Conhecida inicialmente como Arraial do Tijuco ou Tejuco, a cidade emancipou-se do município do Serro em 1831, passando a se chamar Diamantina por causa do grande volume de diamantes encontrados na região. Essas pedras eram extraídas em grandes quantidades pela Coroa de Portugal, durante o século XVII.

Em 1938, Diamantina comemorou seus 100 anos de elevação à categoria de cidade, recebendo do IPHAN o título de Patrimônio Histórico Nacional. E, no ano de 1999, foi tombada pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade.

A cidade é um dos destinos da Estrada Real, um dos roteiros culturais e turísticos mais ricos do Brasil.

A cidade é conhecida por suas Serestas e da Vesperata, que é um evento em que os músicos se apresentam à noite, ao ar livre, das janelas e sacadas de velhos casarões, enquanto o público assiste das ruas e principalmente do bar Esquina da Quitanda localizado no centro da cidade às canções populares e clássicas tocadas.

Diamantina também apresenta hoje um dos mais famosos carnavais de rua do Brasil.

Ouro Preto


Ouro Preto é um município brasileiro do estado de Minas Gerais , famoso por sua magnífica arquitetura colonial. Localiza-se a uma latitude 20º23'08" sul e a uma longitude 43º30'29" oeste, estando a uma altitude de 1179 metros. Sua população estimada em 2004 era de 68 208 habitantes.

Foi a primeira cidade brasileira a ser declarada pela UNESCO, Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade, no ano de 1980.

A vila foi fundada em 1711 pela junção de vários arraiais, tornando-se sede de concelho, com a designação de Vila Rica. Em1720 foi escolhida para capital da nova capitania de Minas Gerais. Em 1823, após a Independência do Brasil, Vila Rica recebeu o título de Imperial Cidade, conferido por D. Pedro I do Brasil, tornando-se oficialmente capital da então província das Minas Gerais e passando a ser designada como Imperial Cidade de Ouro Preto. Em 1839 foi criada a Escola de farmácia e em 1876 a Escola de Minas. Foi a capital da província e mais tarde do estado até 1897

Apesar de ter a a maior parte do intenso fluxo turístico focado na arquitetura e importância histórica, o município possui um rico e variado ecossistema em seu entorno, com cachoeiras, trilhas seculares e uma enorme área de mata nativa, que teve a felicidade de ser protegida com a criação de Parques Estaduais. O mais recente destes situa-se próximo ao distrito de São Bartolomeu (Ouro Preto)|São Bartolomeu.

Ouro Preto também se destaca pela atividade cultural. Todos os anos, sedia o Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana - Fórum das Artes.

Fonte: Wikipédia


Rio de Janeiro


Por suas inúmeras facetas, o Rio é a capital do turismo brasileiro. A cidade maravilhosa, localizada na Região Sudeste do Brasil, com 6 milhões de habitantes, numa área de 1.224,56 km², extensão litorânea de 246, 22 km² e área verde de 325,6 km², é um mosaico de encantos espalhados entre o mar e a montanha. O Rio é mais de um, a cada dia cria soluções para atender a todos os desejos e gostos.

O Rio cartão-postal é a marca do Brasil. O Corcovado, com o Cristo Redentor é uma das novas 7 Maravilhas do Mundo, em concurso internacional. E tem, também, o Pão de Açúcar, um passeio prazeroso, que descortina a cidade. Os pontos turísticos emblemáticos são inúmeros, mas é importante citar o Estádio do Maracanã, templo maior do futebol cinco vezes campeão mundial e a Passarela do samba, onde desfilam as escolas de samba, que participam do maior evento da cidade, o carnaval. E, o mais recente é a Cidade do Samba, construída pela Prefeitura do Rio, em uma área de 114 m², na zona portuária, abriga as fábricas de samba, onde as escolas de samba preparam os seus respectivos desfiles, que ocorrem no carnaval. A Cidade do Samba é a síntese do carnaval, o ano inteiro, já que reúne ainda espetáculos diários, oficinas e outros atrativos.

O Rio foi escolhida, depois de pesquisas realizadas pelas universidades de Michigan e da Califórnia, como a cidade com o povo mais cordial do mundo. Este é o maior segredo da cidade maravilhosa, o espírito carioca, que torna todos os espaços urbanos em mosaico de diferentes atrações. O Rio é das praias, da montanha, das áreas verdes, dos esportes ao ar livre, dos eventos como o réveillon, o carnaval e tantos outros. O Rio é histórico, é cultural, é diurno, é noturno. Possui muitos sabores. É para todas as idades. O Rio é como um dos seus símbolos, o Cristo Redentor, de braços abertos, para receber bem os visitantes.

Fonte: Site oficial do Estado do RJ.

Trancoso


De alguns anos pra cá Trancoso se transformou em um dos principais pontos turísticos da Bahia, deixando de lado a vida pacata e simples dos moradores locais. Na região você encontra desde simples hotéis até as mansões dos famosos que tem casas de praia no local. Ainda tem a aparência de um local semi-descoberto pelos turistas trazendo um ar de preservação, esperamos que por muitos e muitos anos. O povoado se concentra no que é conhecido como "O Quadrado" onde ficam a maioria das casas, uma igreja, e onde também é vendido artesanato. Em volta das praias se concentram algumas barracas, mas não tão numerosas quanto em Porto Seguro, e com certeza com preços tão salgados quanto a água do mar. Enfim é um local em plena exploração, porém com belezas naturais lindíssimas.

Paraty


Paraty é uma cidade que tem um localização geográfica muito privilegiada, que dá a impressão de você estar praticamente dentro de um cartão postal entre o o centro histórico, as praias e a serra.
Tem praias lindas, cercadas de diversas ilhas sendo acessíveis em sua maioria somente por barcos.
Sem falar, que tem mata atlântica para todo lado já que o local está dentro de uma área de preservação ambiental.

São Luís


A história desta terra começou oficialmente, há quase 400 anos com os franceses, liderados por Daniel de La Touche com o objetivo de fundar aqui a França Equinocial.

Culturalmente, o Maranhão é de uma grande riqueza, por causa dessa mistura de povos que foi acontecendo. Inicialmente os índios, depois portugueses, franceses, holandeses e africanos. Toda essa diversidade contribuiu de forma fundamental para a formação de nossa cultura, dando origem à variada culinária, às danças, à língua e ao comportamento.

Hoje, o Maranhão é formado por 217 municípios, possuindo o segundo maior litoral do Brasil, com 640 km de praias belíssimas. O estado está situado numa área de transição entre as regiões Norte e Nordeste e ocupa uma área de 329.555 Km2.

O registro oficial da história de São Luís está no livro do padre capuchinho Claude D'Abbeville. Com uma história interessante São Luís foi batizada de Saint Louis pelos franceses.

Visitar São Luís é ver com os próprios olhos a mistura incrível de influências étnica, cultural e mística, fato que resulta em uma das capitais mais intererssantes do Brasil.

Fonte: Guia São Luís

Arraial D'Ajuda


Um lugar muito especial. É uma cidade rústica que tem um visual incrível com os mais variados restaurantes trazendo um ar de requinte em meio a simplicidade do local. Simplesmente encantador! Porém o funcionamento do comércio é um tanto quanto diferente, as lojas abrem no final do dia e ficam abertas até tarde. Além da culinária variada dos restaurante capaz de agradar a todos os gostos, quem vai ao Arraial não pode deixar de provar as famosas trufas de chocolate que ficam em uma pequena loja perto da igreja. Não podemos esquecer que as mais belas praias ficam em Arraial, porém, também é possível fazer uma caminhada até Trancoso que fica à 12 km do local. Sem dúvidas, vale a pena conhecer.

Santa Cruz Cabrália


A praia de Coroa Vermelha localiza-se no município de Santa Cruz Cabrália - BA. Além de ser histórica, a praia de Coroa Vermelha é uma das mais belas praias da Bahia e do Brasil.

A beleza da praia de COROA VERMELHA foi descrita na carta de Pero Vaz de Caminha. A praia da Ponta do Mutá separa a praia de Coroa Vermelha das praias da orla norte de Porto Seguro.

Além de ser bela, Coroa Vermelha, é a praia mais histórica do Brasil. Situa-se na Terra Indígena de Coroa Vermelha.

Nesta praia, foi celebrada a primeira Missa no Brasil por Frei Henrique de Vasconcellos, em 26 de abril de 1.500, por ocasião do desembarque da esquadra de Pedro Álvares Cabral, testemunhada na histórica carta de Pero Vaz de Caminha.

O monumento da Cruz Latina construído em homenagem aos 500 anos do descobrimento encontra-se nesta área. No museu indígena, além da história indígena contada através de fotos, textos, vestimentas e produtos indígenas o visitante assiste às apresentações de danças indígenas que acontecem aos sábados à tarde.

Fonte: HjoBrasil

Edição: A.J

Porto Seguro


Certamente é uma das cidades mais visitadas do nordeste, graças aos vários "pacotes turísticos" que fazem dessa uma das viagens mais baratas em relação ao litoral brasileiro. Mas nem por isso deixa de valer a pena! Pelo contrário! Vale e muito a pena!!! Palavra de quem já foi!
Nos períodos de alta temporada mais parece um formigueiro de tanta gente que dá! Mas pra quem prefere curtir o litoral mais sossegado, aconselho ir em períodos de baixa temporada e com certeza poderão relaxar bem mais.
Ao longo da orla das praias de Porto Seguro, os turistas encontram uma grande estrutura de barracas com tudo que você precisa ao longo do dia, literalmente.
Além dos mais variados passeios para todos os gostos, desde as lindas praias que ficam nas proximidades da cidade como Trancoso, Arraial D'ajuda, Santa Cruz de Cabrália, até os passeios para os que gostam de um pouco mais de aventura como programas de ecoturismo, esportes radicais, passeios de escuna, ultraleve e helicóptero.
Sem falar, é claro, da famosa Passarela do Álcool que tem desde suvenirs de todos os tipos possíveis e imagináveis, até os mais variados tipos de restaurantes e tudo funciona madrugada adentro.