Natal

Natal é um município brasileiro, capital do estado do Rio Grande do Norte, pertencente à Região Metropolitana de Natal, à microrregião de Natal, à mesorregião do Leste Potiguar e ao Pólo Costa das Dunas. A cidade nasceu as margens do rio Potengi e do Forte dos Reis Magos, no extremo-nordeste do Brasil numa região chamada "esquina do continente" distante a 2.507 quilômetros de Brasília. É conhecida como a "Cidade do Sol" ou "Noiva do Sol" por ser uma das localidades com o maior número de dias de sol no Brasil, chegando a aproximadamente trezentos. Também a chamam de "Capital Espacial do Brasil" devido às operações da primeira base de foguetes da América do Sul, o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno no município limítrofe de Parnamirim. Capital menos violenta do Brasil, décima-quarta cidade mais segura do Brasil, e terceira cidade com melhor qualidade de vida do Norte-Nordeste, é a vigésima-primeira cidade mais populosa do país, detendo em 2009, uma população de 806.203 habitantes (ou 1.312.123, contando a região metropolitana). Deve-se observar que há áreas conurbadas à cidade, porém pertencentes aos municípios vizinhos, como Nova Parnamirim com aproximadamente 50 mil habitantes que é uma extensão da zona sul da cidade dentro do município vizinho de Parnamirim e outras áreas do aglomerado urbano da metrópole. Atualmente a cidade cresce num ritmo alucinante. Só a Zona Norte tem uma população de cerca de 300 mil habitantes. Atrai aproximadamente 2 milhões de turistas ao ano por dotar de muitas praias e belezas naturais e também por sediar a maior micareta do país, o Carnatal; o que faz com que a cidade se configure como a oitava cidade mais visitada por turistas do Brasil (dado de 2005), e a cidade mais visitada por portugueses.

O município foi eleito pela Aviesp (Associação das Agências de Viagens Independentes do Estado de São Paulo) como melhor destino turístico do Brasil em 2007, e também é uma das cidades com o maior número de leitos turísticos do Brasil, sendo aproximadamente 28 mil... Historicamente, a cidade também teve grande importância durante a Segunda Guerra Mundial em 1942 durante a Operação Tocha, já que os aviões da base aliada americana se abasteciam com combustível no lugar que hoje é o Aeroporto Internacional Augusto Severo, sendo classificada como "um dos quatro pontos mais estratégicos do mundo" pelo Departamento de Guerra dos EUA, junto com Suez, Gibraltar e Bósforo. É o trigésimo-sexto maior PIB municipal da nação, sendo que sua economia não se resume só no turismo, mas também no comércio, indústria e construção civil, tanto que foi eleita a quarta melhor cidade do Nordeste para se trabalhar e a capital do Nordeste em que se paga melhor a um trabalhador em um emprego formal no Nordeste do Brasil tendo também o quinto maior poder de compra por parte da população no Brasil. É terra do folclorista Luís da Câmara Cascudo e do poeta Ferreira Itajubá, possuindo monumentos históricos como o Teatro Alberto Maranhão e a Coluna Capitolina Del Pretti, ambos no Centro Histórico de Natal, além de outras atrações como a Ponte Newton Navarro, o maior cajueiro do mundo, o Parque da Cidade e praias como Ponta Negra, Genipabu e Pipa.

É a capital brasileira mais próxima do continente europeu, estando situada numa espécie de triângulo natural com um vértice para o norte, que é banhado de um lado pelo Rio Potenji e de outro pelo Oceano Atlântico, recebendo ventos constantes, condição que lhe concedeu o título, segundo a NASA, de cidade detentora do ar mais puro e renovável do continente sul-americano. Está localizada no litoral do estado, numa região essencialmente cercada de dunas com uma altitude média de trinta e três metros acima do nível do mar.

Praias


Ponta Negra:

Ponta Negra é uma das pr
aias mais conhecidas da cidade. É nela que está o famoso Morro do Careca, um dos mais belos cartões postais da cidade. A praia tem uma excelente infra-estrutura de hotéis, pousadas e restaurantes, além de ser palco de diversos agitos noturnos em toda sua orla. A orla, reurbanizada, é utilizada pelos visitantes que desejam caminhar, descansar ou apenas bater um papo com os amigos.



Praia do Forte:

A Praia do Fo
rte é uma praia brasileira localizada em Natal, no estado do Rio Grande do Norte. Protegida por arrecifes que formam piscinas naturais, é nesta praia que se localiza o Forte dos Reis Magos, um dos cartões postais da cidade. É nela também que está localizada a Ponte Newton Navarro, que atravessa o Rio Potenji e liga o bairro de Santos Reis ao bairro da Redinha (Zona Norte, onde se encontra a Praia da Redinha) e leva para as outras praias do Litoral Norte.


Praia dos Artistas: Você está na praia e vê, de repente, um trio pé-de-serra tocando o autêntico forró. Essa é a Praia dos Artistas, que agrega manifestações populares e agito noturno, com música ao vivo nos bares e boates cheios de turistas brasileiros e estrangeiros. A praia tem pedras e boas ondas, e é procurada pela galera do surfe.





Praia da Pipa:

Pipa está localizada a 85 km de Natal, no município de Tibau do Sul, nome indígena que significa “entre duas águas” (já que é cercado pela Lagoa de Guaraíras e o Oceano Atlântico). A praia começou a ficar famosa nos anos 80 com a prática do surfe. Mas Pipa oferece muitas atividades como caminhadas na areia, trilhas, passeio de bugue, caiaque, cavalo e tudo o que se pode fazer no cenário de Mata Atlântica. Pipa também é moradia de golfinhos e tartarugas que podem ser observados através de mergulhos.

Você acaba de chegar no “point” do litoral nordeste brasileiro. Aqui se encontra paz, divertimento, gente bonita e muito, muito contato com a natureza.

Moradia de golfinhos e tartarugas marinhas a praia de Pipa pertence ao município de Tibau do Sul, nome indígena que significa “entre duas águas” (já que é cercado pela Lagoa de Guaraíras e o Oceano Atlântico).

De “Orotapiry” – aldeia do homem branco em tupi, “Itacoatiara” – pedra principal de cor amarelada e “Ponta do Cabo Verde”– devido a belíssima vista da Mata Atlântica que os navegadores viam ao longe- a vila acabou sendo conhecida por Pipa porque a Pedra do Moleque (situada no ponto mais extremo da praia dos Afogados) parece ao longe como um barril de vinho ou cachaça. Talvez venha daí sua propriedade em “entontecer” os aventureiros e turistas do mundo desde a época em que piratas de todas as nacionalidades desembarcavam nas suas praias em busca do pau Brasil.

E é de entontecer mesmo! Aqui logo na chegada, ao longo da estrada você se depara com praias de águas claras e mornas, imensos coqueirais, piscinas e mirantes naturais, imponentes falésias ainda cobertas pela Mata Atlântica, dunas branquíssimas, enseadas, despenhadeiros. Localizada no maior santuário ecológico do Estado do Rio Grande do Norte, eleita pelo Guia 4 Rodas como uma das 10 mais belas praias do Brasil, a Pipa começou a ficar famosa nos anos 80 através dos amantes do surf.

Mas aqui pode-se fazer de tudo: passeios de barcos, de buggy, caique ou a cavalo, caminhadas e rally pelas trilhas da Mata Atlântica. Inclusive este é um de seus encantos: consegue conciliar um cenário deslumbrante e um roteiro de tirar o fôlego à uma infra-estrutura cheia de charme e conforto, com pousadas, bares, lojinhas e restaurantes de gastronomia com nível internacional.

A noite é uma atração à parte. Cosmopolita e agitada a balada pipense requer energia pois dura pelo menos até o sol nascer. E o melhor: ela é freqüentada por jovens do mundo todo que se entregam mesmo ao molejo do forró regional às batidas do techno.

Certamente foi essa efervecência o fator decisivo para a revista Viaje Mais eleger a noite pipense a “mais quente acima do Recife”. Mais do que vivenciar um dos points da badala nordestina, estar em Pipa é certeza de desfrutar “dias inesquecíveis de lazer e entretenimento ou simplesmente descanso e paz junto à natureza exuberante, sob as bençãos de São Sebastião, padroeiro e protetor do lugar”.

História e Cultura

A teoria que mais se confia é que esse nome teve origem quando os portugueses chegaram ao local e viram uma rocha que parecia um barril de longe. A palavra “pipa” no tradicional português de Portugal significa barril, por isso esse nome, Pipa. O desenvolvimento da Praia de Pipa é muito recente e foi muito rápido. Nas últimas décadas Pipa está sendo conhecida mundialmente por seu povo, pela beleza de suas praias, com as águas límpidas e mornas e as enseadas, como a Enseada dos Golfinhos.

Como chegar: AQUI


Fonte:


Wikipédia

Praia Cetra
Natal Trip
Google Images
Trilhas e Aventuras
0 Responses