Bertioga


Antes de ser colonizada pelos Portugueses, Bertioga era habitada pelos índios que a chamavam de 'Buriquioca', que na língua Tupi, 'Buriqui' significa Macaco grande e 'oca', morada. Bertioga significa morada dos macacos grandes, pois o Morro da Senhorinha era lugar destes animais.

Em 1531, no exato local do encontro das águas dos canais da Ilha de Santo Amaro com o mar aberto, o Governador Geral da Costa do Brasil, Martim Afonso de Souza, aportou.

Ali foi fundada o vilarejo de Bertioga que, desde aquela época, teve um importante papel na defesa das povoações contra os ataques indígenas.

Bertioga é um dos municípios de maior área verde de todo o Estado.


As praias:


Praia da Enseada - Com 12 km de extensão, é a mais movimentada, começando no centro da cidade, no encontro com o canal de Bertioga, seguindo até o bairro do Indaiá. Possui larga faixa de areia clara e dura, mar aberto bom para banhos e pesca de arremesso. Ideal para o surfe nos trechos em frente ao Hotel Marazul 27 e na Colônia do Sesc-Bertioga. Já, no trecho do Indaiá, o mar tem águas claras, com poucas ondas, próprias para crianças e prática de esportes náuticos, além de mergulhos.



Praia de São Lourenço - São 4,5 km de mar limpo que abrange desde o empreendimento Riviera de São Lourenço até o Jardim São Lourenço. No píer são realizados campeonatos de surfe.






Praia de Itaguaré - Com acesso pelo Jardim São Lourenço, é um dos locais mais procurados por surfistas. São 3,5 km com faixa de areia dura e larga, mar aberto, sendo que em uma de suas extremidades deságua o rio que leva o mesmo nome. É ótima para banhos, pesca de arremesso e considerada a única praia virgem da região. Com acesso também pela Rio-Santos, sentido Bertioga-São Sebastião, há entrada para a Barra do Itaguaré. No local, são alugados caiaques e canoas para passeios no rio.


Praia de Guaratuba - São 8 km de tranquilidade, com água limpa, mar aberto e área de condomínios com casas de veraneio. Na ponta norte fica a barra do Rio Guaratuba, ideal para reunir a família e amantes da pesca amadora. As areias claras se misturam à barra do rio e ao mar, garantindo muita diversão e banhos aprazíveis.



Praia de Boracéia - São 4,7 km de faixa larga de areia e mar aberto até a divisa com São Sebastião. No local, há total infra-estrutura com quiosques e campings onde é possível fazer refeições e se hospedar com simplicidade. Nessa praia acontece, anualmente, o Tradicional Torneio de Pesca, promovido pelo Clube Aramaçan, de Santo André.




Fonte: Prefeitura Bertioga

0 Responses